abacateabacate abacate abacate Clique nas fotos para ampliar

Comer Nozes Diariamente e Melhorar o Colesterol


Como se as nozes não fossem já um centro energético de benefícios para a saúde, ficou-se a saber de outro bem-fazer significativo deste fruto seco, a partir de um estudo recente conduzido pela Yale-Griffin Prevention Research Center.

Publicado na edição de Fevereiro da Diabetes Care, o estudo concluiu que comer cerca de 57 gramas de nozes por dia, cerca de 16 a 22 metades, como parte de uma dieta normal, pode melhorar a saúde cardiovascular em pessoas com diabetes tipo 2.

Investigações anteriores haviam demonstrado que as nozes ajudavam a preservar a saúde do coração em adultos saudáveis, mas poucos desses estudos tinham-se concentrado na diabetes.

"A equipa de pesquisa descobriu que foi melhorada significativamente a função endotelial nas pessoas que consumiram a dieta enriquecida com nozes durante 8 semanas, quando comparado aos que seguiram as suas dietas normais. Ficámos muito satisfeitos com estes resultados",  afirmou o Dr. David Katz, da Universidade de Yale School of Medicina, investigador principal.

"Todos sabemos o ditado “uma maçã por dia” mas, na verdade, existem outros alimentos que as pessoas devem considerar seriamente em adicionar à sua dieta diária para benefício da sua saúde e as nozes passaram a obter uma alta classificação nessa lista."


O Dr. Katz prosseguiu ainda, dizendo:  “Existem dezenas de milhões de diabéticos nos E.U. agora e, infelizmente, esse número irá aumentar bastante no futuro. Identificar simples, acessíveis e até mesmo práticas de vida agradáveis que possam minimizar os potenciais danos da diabetes, é de importância capital para a saúde pública.”

Noutro estudo publicado no Journal of American Dietetic Association, 55 participantes com diabetes tipo 2 foram colocados em dietas com baixas taxas de gordura.

O único grupo a atingir um perfil de protecção cardíaca à gordura, foi o que comeu as nozes todos os dias.

A pesquisa adicional confirmou que, quando as nozes são consumidas como parte de uma dieta baixa em gordura, os resultados mostram uma maior protecção no coração dos pacientes diabéticos, que pode ser alcançada pela simples redução do teor de gordura da dieta.

O ganho de peso e diabetes são uma equação perigosa, por isso as 350 calorias extra de 2 gramas de nozes por dia, poderia ter sido problemático para os participantes do estudo de Yale.

No entanto, devido ao aconselhamento e orientação na dieta diária do grupo que não ganhou peso, indicou que mesmo para as pessoas que adquiriram peso, o que é um risco para a sua saúde, as nozes podem e devem fazer parte da sua dieta saudável.

 



Deixe o seu comentário

 

 

Importante:
Este artigo e a informação presente não tem como objectivo servir de aconselhamento médico e não deverá nem poderá ser seguido como substituto de consulta médica.

O i-legumes.com apenas lista os nutrientes e os eventuais benefícios para a saúde de uma alimentação baseada em legumes. O site não pretende aconselhar sobre como curar sintomas, doenças ou condições e toda a informação aqui lista nunca deve ser seguida para alteração da sua alimentação ou hábitos de saúde. Consulte sempre o seu médico para aconselhamento sobre a sua alimentação e saúde.